Tendências de marketing e mídia em 2023 para sua empresa organizar as estratégias do ano.

Acompanhar as tendências de marketing digital nem sempre é tarefa fácil. Assim, para te ajudar nessa missão, selecionamos para você aquelas que acreditamos serem as tendências de marketing e publicidade de 2023 de maior relevância. Acompanhe!

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Você sabe quais são tendências de marketing e propaganda para esse ano? Sabemos que o universo do marketing, principalmente o digital, muda rapidamente. Afinal, novos formatos de conteúdo ganham espaço, ferramentas e redes sociais são criadas e, também, o comportamento das pessoas (consumidores) passa por mudanças constantes. 

Por isso, acompanhar as tendências de marketing digital nem sempre é tarefa fácil. Assim, para te ajudar nessa missão, selecionamos para você aquelas que acreditamos serem as tendências de marketing e publicidade de 2023 de maior relevância. Acompanhe! 

 

Conheça 4 tendências de mídia em 2023

 

O investimento em mídia precisa ser feito com inteligência nesse ano. Mudanças no comportamento do consumidor, pressões do mercado e a consolidação de novas plataformas exigem estratégia das marcas. 

Segundo cálculos da IAB, o investimento em mídia na publicidade deve aumentar 5,9% na comparação anual. As categorias de B2B (20,8%), viagens (20,6%), restaurantes e bebidas (17,1%) e serviços financeiros (11,1%) devem apresentar as maiores altas nesse quesito.

Já a WARC é mais conservadora nessa estimativa. Segundo a empresa de inteligência de marketing, o crescimento da mídia em 2023 deve ser de 2,6%.

 

Saiba, então, quais são as maiores tendências de mídia em 2023 de acordo com a Kantar IBOPE Media e outras fontes que trazem uma visão do futuro.



1. Vídeo em todo lugar

No Brasil, 98% das pessoas consomem vídeo, segundo a Kantar IBOPE Media. Isso torna essencial para os anunciantes terem uma estratégia a respeito, mas o desafio é encontrar um caminho original e próprio em meio à imensa quantidade de opções para anunciar.

Até as plataformas antes conhecidas por serem livres de anúncios, como os serviços de streaming de vídeo, agora apostam em novos modelos de assinatura. Com isso, o investimento em vídeo on-line tem ainda mais possibilidades. Netflix e Disney+, por exemplo, estão no processo de adotar assinaturas baseadas em publicidade. Além disso, o Globoplay divulgou recentemente o Pause Ads, que mostra propagandas quando a exibição é pausada pelo assinante.

 

2. Publicidade entra no jogo

A gamificação continua sendo uma oportunidade interessante para as marcas. No caso dos anúncios dentro de jogos, é um mercado global que deve crescer de 7,6 bilhões de dólares em 2022 para 17,6 bilhões de dólares até 2030, como revela a Xenoss.

Para 2023, essa tendência de mídia é ilustrada por iniciativas como a da Microsoft, que já está desenvolvendo uma plataforma que permite às marcas anunciarem dentro de jogos do Xbox. Por trás do PlayStation, a Sony também possui planos. 


 

3. TV conectada e T-commerce

 

O uso da TV conectada à rede já alcança 57% dos lares brasileiros, seguindo uma tendência global, como consta em estudos da Kantar.

Conforme esse tipo de dispositivo ganha cada vez mais o centro do entretenimento familiar, os anunciantes têm uma poderosa ferramenta de segmentação da mídia. Isso porque essas TVs conectam-se por meio de IPs, que identificam o usuário e permitem uma comunicação personalizada. Então, o T-commerce deve se fortalecer e será comum o comércio pela televisão em que a tela serve de vitrine e loja simultaneamente.

 

4. Sustentabilidade na mídia

O Kantar Link mostra que o número de campanhas de temas sociais e ambientais triplicou desde 2016. A razão é evidente: os consumidores têm uma preocupação crescente com essas questões e elas afetam a decisão de compra. Por exemplo, como destaca o Global Sustainability Sector Index, quatro em cada dez pessoas já deixaram de comprar devido ao impacto ambiental.

Mostrar-se como uma marca com propósito e preocupação social e ambiental é necessário. A partir disso, o desafio dos anunciantes é abordar esses temas de uma maneira autêntica e motivadora para o público.


E o Marketing? Confira agora algumas tendências de marketing digital para 2023 

 

1. Data marketing - Marketing baseado em dados

As ações de marketing digital não podem mais ser feitas com base em achismos. A tendência é que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas de marketing e ajudem as marcas a realizar ações mais assertivas.

 

2. Experiências híbridas (on e offline)

Existem algumas mudanças que vieram para ficar. E, dentre elas, as experiências híbridas omnichannel, ou seja, que mesclam experiências on e off-line merecem destaque. 

Nas empresas, o modelo de trabalho híbrido já vem sendo adotado. De acordo com uma pesquisa feita pelo Google entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 44% das empresas brasileiras responderam que já tinham aderido ao modelo híbrido. Em geral, os profissionais veem esse formato com entusiasmo (51%) e confiança (47%).

 

3. Profissionais de marketing digital cada vez mais tecnológicos e antenados 

Por último, mas não menos importante, dentre as tendências de marketing e propaganda de 2023, destaque para os profissionais que atuam na área. 

Afinal, para construir uma carreira de sucesso no marketing, é essencial que o profissional esteja sempre atento às novidades, seja heavy user de redes sociais, conheça as principais tendências, saiba como planejar e organizar as melhores estratégias para a empresa, entre outros. 

Ademais, além da criatividade na hora de produzir conteúdos relevantes, é preciso que o profissional atual de marketing também saiba analisar dados e, assim, tenha um perfil cada vez mais completo para entregar materiais qualificados.

Não à toa, muitas empresas optam pela contratação de uma agência especializada para desenvolver suas estratégias e ações. Afinal, essa é uma área que engloba muitas funções e é preciso contar com os especialistas! 

Inclusive, essa pode ser uma excelente solução para a sua marca acompanhar as principais tendências de 2023.

 

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